Plano de Negócios

PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de Negócio (Business Plan) iniciando pela pesquisa do mercado de interesse, apontando a necessidade de capital inicial e de giro, identificando os pontos fortes e fracos, analisando a viabilidade do empreendimento e como deverá ser a gestão para o sucesso do negócio.

Plano de negócios (Business Plan), também chamado “plano empresarial”, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo dos investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

Plano de negócio “é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros.  a estratégia de inserção no mercado é uma das tarefas mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.

 

Deixe um comentário